Você já parou para pensar o que é segurança patrimonial? Qual o conceito de proteção que essas empresas entregam? Que tipo de dispositivos, técnicas e contingente são necessários?
A questão pode parecer complexa, mas, na verdade, é algo muito simples e normal ao nosso dia a dia. Porém, para aqueles que buscam formas de melhor proteger sua empresa, casa, escritório, condomínio etc., é muito importante que entenda bem essa questão antes de qualquer tipo de contratação.
O que é segurança patrimonial?
Podemos definir Segurança Patrimonial como um conjunto de práticas e medidas de proteção, capazes de criar um estado, em que o patrimônio do local esteja livre de danos, interferências e perturbações. Essas práticas têm a finalidade de poder garantir a integridade do patrimônio e a incolumidade física das pessoas.
Podemos considerar patrimônio todos os bens, poderios econômicos e a universalidade de direitos que se expressem de forma econômica ao seu proprietário.
Ao tratar de danos, falamos sobre perdas materiais, como incêndios, acidentes, roubos, furtos, e diversas outras ocorrências que sejam capazes de fornecer algum prejuízo material.
As interferências, de maneira geral, são relacionadas aos atos de sabotagem, espionagem, concorrência desleal e furtos de informações, ou seja, ocorrências que possam interferir no andamento dos negócios, causando prejuízos financeiros.
Já as perturbações são sempre relacionadas com situações que interrompem, ameaçam ou alteram as atividades do local, normalmente trazendo também prejuízos financeiros.
Quais os segmentos que compram segurança patrimonial?
Basicamente todo e qualquer segmento da indústria, comércio ou habitação pode contar com o auxílio dos serviços da Segurança Patrimonial.
De toda forma, as áreas que mais frequentemente buscam a contratação desse tipo de serviço são empresas com alto valor de produtos em suas sedes, empresas bancárias, empresas em áreas consideradas de risco, condomínios etc.
Para melhor entender se sua empresa ou condomínio também precisa da cobertura da segurança patrimonial, o melhor é entrar em contato com alguma prestadora desse tipo de serviço e solicitar uma avaliação da área.
Quando minha empresa precisa de segurança armada?
Uma vez realizada uma análise do local pelo gestor de segurança especializado e identificado a necessidade de vigilantes em sua empresa ou condomínio, o próximo passo é entender se a guarda precisa ou não ser armada.
Muitos pensam que a solução mais lógica é sempre contratar profissionais com posse de arma, porém, isso nem sempre é uma real necessidade. Nesse âmbito, muitos itens devem entrar em questão, como o que está sendo protegido, se isso causará mais tranquilidade ou não para seus funcionários, entre outras coisas.
Algumas questões básicas que você pode se perguntar antes de optar por um segurança armado é:
meu negócio está propenso a ser atacado?
as empresas vizinhas usam segurança armado?
como seus funcionários se sentem sobre armas de fogo e guardas armados?
Além disso, de maneira bem clara, vigilantes armados são mais caros do que os desarmados, por isso, é preciso calcular se o custo com segurança cobre o valor dos produtos. Na dúvida, confie essa decisão na análise do gestor de segurança responsável.
5 dicas para segurança patrimonial da sua empresa
DICA 1 – INVISTA EM SISTEMA DE SEGURANÇA
Há muitos métodos de segurança ligados à tecnologia que colaboram para a proteção local, tais como alarmes e câmeras dispostos tanto no ambiente externo (edifício comercial, estacionamento, portões) quanto no ambiente interno da empresa (salas e compartimentos diversos); fechaduras e controle de acesso biométrico em entradas e saídas objetivando vigiar passagens de estranhos e intrusos; entre outros.
Sistemas para evitar incêndios são bem indicados para empresas, principalmente em indústrias com muitos equipamentos e ambientes empresariais com muitos computadores, tomadas e toda uma fiação. Um cuidado prévio é necessário, é claro, como não colocar vários fios numa única tomada, entre outros de bom senso.
DICA 2 – RECEPÇÃO E PORTARIA
Tanto os funcionários da portaria quanto os da recepção de sua empresa devem ser bem orientados para ter total cuidado e vigilância com as pessoas antes de entrarem no ambiente, dessa forma ajudando na segurança patrimonial.
Qualquer um que chegar com objetivos de prestação de serviços ou encomendas deve preencher um formulário para identificação posterior ou o funcionário da recepção deve comunicar aos superiores para virem receber ou eles receberem mesmo com aviso prévio.
Na portaria, se for possível receber tais encomendas, impressões, marmitas ou qualquer outro serviço esperado pela empresa, pode receber sim a fim de evitar entrada de intrusos no local. Caso for exigida a entrada da pessoa, identifica-la com um crachá fornecido nessa portaria.
DICA 3 – EMERGÊNCIAS
Tenha sempre no ambiente da empresa, se possível de fácil alcance, extintores de incêndio, como também outros equipamentos e curativos necessários para pronto-socorro, afinal qualquer hora pode acontecer algo seja por questões físicas do ambiente da empresa quanto pela saúde de alguém no local.
Empresas de grande porte ou em edifícios comerciais devem contar como uma porta para saídas de emergência sinalizadas para casos de incêndio ou outros abalos no edifício como um todo. Caso sua empresa seja pequena, com poucos funcionários, a porta principal pode ser a de emergência, porém deve ser de qualidade e de fácil acesso a todos no local.
Devem estar de fácil alcance telefones e outros contatos de polícia local, bombeiros, hospitais,
membros da família dos funcionários, entre outros números importantes para ajudar nesses casos emergenciais que nunca sabemos quando vão ocorrer.
A saúde e bem-estar dos seus funcionários não podem correr risco, portanto cuide bem da estrutura da empresa, da qualidade dos equipamentos, da validade e conservação de alimentos, entre outras questões que evitam a má conduta empresarial. A saúde de um é a saúde todos na empresa. Segurança patrimonial em dia é sinônimo de tranquilidade.
DICA 4 – EVITE GUARDAR DINHEIRO NA EMPRESA
É importante que a empresa tenha um controle de sua renda e evite armazenar dinheiro em gavetas e cofres dentro do ambiente empresarial por inúmeras questões, tais como: pode haver um funcionário que saiba disso e tenha intenções maliciosas em roubar; o dinheiro pode ser usado para outras finalidades e não empresariais; pode haver algum ex-funcionário que saiba e possa querer roubar; entre outras.
É claro que deve-se ter uma pequena grana para casos de receber encomendas, pagar motoboys, entre outras questões práticas, apenas não guarde uma parte grande de dinheiro no local, nem mesmo o chefe em sua sala cheia de câmeras precisa fazer isso.
DICA 5 – FINAL DO EXPEDIENTE
Seja de quem for a responsabilidade de trancar a empresa no final do expediente deve ter total atenção e controle de tudo. Fechar janelas, fechar persianas ou cortinas, trancar bem as portas de todos os compartimentos se for preciso, fechar portas e gavetas para maior organização, ativação de alarmes, e tudo mais que precisar para garantir a sua segurança patrimonial. Após tudo isso ter sido feito, voltar e conferir novamente.
CONTRATE UMA EMPRESA DE SEGURANÇA E TENHA TRANQUILIDADE
O GRUPO AJB SERVIÇOS é uma empresa de segurança que atua na proteção de estabelecimentos e domicílios há mais de 12 anos. A empresa de segurança patrimonial Grupo AJB conta com diversos serviços ente ele: segurança 24hs, serviço de portaria, controlador de acesso, zeladoria, serviço de limpeza, jardinagem e paisagismo, copeiro e manutenção em geral
Para saber mais sobre empresa de segurança patrimonial
Ligue para 11 – (11) 4612-9015 / (11) 9 9944 -7589 ou clique aqui e entre em contato por email.
Para um maior aprofundamento sobre esse tema recomendamos a leitura dos seguintes artigos: