A terceirização de serviços, hoje em dia, tem se tornado uma das principais preferências de empresários que desejam benefícios excelentes para a sua empresa tanto em relação à qualidade dos serviços prestados como também em relação ao financeiro.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado de trabalho na área de serviços terceirizados vem aumentando de forma gradativa e, assim, é possível ter um número de mais de 4 milhões de pessoas empregadas no setor.
Esse setor está sendo tão bem aceito por seus clientes que é possível tê-lo até mesmo em regiões que não fazem parte do centro da cidade. Os serviços terceirizados trazem tantos benefícios que até mesmo empresas médias e pequenas acabam escolhendo essa opção.
Mas, afinal, o que é a terceirização de serviços?
A terceirização de serviços começou a ser mais conhecida nos anos 80 e, então, não parou mais de crescer e, por isso, até hoje, é uma das maiores fontes de renda da economia de todo o mundo, inclusive no Brasil.
Aqui no Brasil, é normal encontrar esse tipo de serviço nas empresas, pois elas preferem essa forma de contratação a ter que lidar com toda a administração que tem ao contratar um funcionário direto.
Mas, mesmo sendo um trabalho terceirizado, ele também é composto por algumas leis que valem tanto para a empresa contratante quanto para a empresa contratada e, também, para o funcionário. Vamos falar sobre isso mais adiante.
A terceirização de serviços funciona da seguinte forma: uma empresa precisa de serviços de alguns funcionários, mas não quer contratá-los diretamente para isso, então, contrata uma empresa terceirizada.
Ambas empresas fazem um contrato de prestação de serviços em que especificam as obrigações de todas as partes que fazem parte do contrato.
Principais normas dos serviços terceirizados
A empresa contratante pode solicitar o serviço terceirizado para a realização de tarefas que não sejam consideradas as principais atividades da empresa.
Mas, de acordo com a lei, caso haja um aumento significativo em relação à quantidade de demanda de serviços, mesmo sendo em relação às principais tarefas da empresa, é permitido que seja feita a contratação de serviços terceirizados.
Geralmente, isso acontece no período de festas e também durante o final do ano. Por isso, é importante ressaltar que esse tipo de contratação para a realização das atividades principais só é permitido por um curto período.
Áreas que geralmente são terceirizadas
No geral, praticamente todas as áreas podem ser terceirizadas, desde que elas não sejam consideradas tarefas principais da empresa.
Por exemplo, algumas das áreas que mais são escolhidas para serem terceirizadas são: limpeza, segurança, manutenção, entre outras.
Um exemplo que não pensamos diariamente, mas que não deixa de ser uma área terceirizada, é a contabilidade do seu negócio.
A contratação de empresas de terceirização de serviços, geralmente, é feita para áreas mais comuns, como as de limpeza e segurança. Mas não é por isso que não é possível contar com outros serviços e facilities.
Quais cuidados são necessários na hora de terceirizar?
Há quem pense que terceirizar uma atividade é algo complexo, porém todos os empresários têm a possibilidade de contratar um serviço terceirizado.
Geralmente, os que mais procuram a terceirização são aqueles que não possuem estrutura ou conhecimentos técnicos para operacionalizar uma determinada atividade ou não querem ter dor de cabeça com atividades auxiliares que demandam tempo e gastos desnecessários.
Outro ponto importante de ser frisado: a terceirização que se relaciona de forma direta com a atividade-fim não está ainda devidamente regularizada legalmente. Por outro lado, quando se isola e define corretamente o produto final, todas as outras atividades podem ser terceirizadas.
É evidente que antes de se terceirizar uma atividade, é preciso uma boa análise por parte do empresário com o objetivo de reduzir os riscos e evitar que seja configurada uma situação de emprego com os empregados terceirizados.
É necessário sempre ter em mente que, se houver uma subordinação direta entre empregados e a empresa tomadora de serviços, a situação poderá ser caracterizada como ilicitude da terceirização. Dessa forma, existindo uma demanda trabalhista partindo do empregado terceirizado, a tomadora dos serviços poderá se tornar responsável pelos débitos trabalhistas que a prestadora deixar de pagar para os funcionários.
É fundamental, portanto, investigar, antes de contratar, a empresa de terceirização. Sempre é importante solicitar certidões negativas referentes a tributos e encargos, referências comercias e financeiras, ações trabalhistas em cursos, certificações de qualidade (ISO:9001, por exemplo) e planilhas de custos abertas para entender a composição de preços.
Desconfie de empresas que cobram preços muito baixos. Não existe mágica. Aquela vantagem de custo no curto prazo pode virar um grande passivo trabalhista mais para frente.
Quais setores podem ser terceirizados?
São vários os setores que podem ser terceirizados, como os de limpeza, facilities, segurança, manutenção, logística, infraestrutura e outros. Ademais, não são só as novas empresas que podem optar por esse tipo de serviço, mas qualquer uma que deseje maior agilidade nos serviços e redução nos custos. Por essas facilidades que estão se tornando cada vez mais claras, vemos muitos empreendedores aderindo à terceirização de serviços.
A terceirização de segurança, por exemplo, é algo extremamente comum e bastante eficiente. O setor de segurança privado no Brasil, especialmente armado, é rigidamente controlado pela Polícia Federal, que exige reciclagem periódica dos vigilantes e controle e manutenção constante das armas e munições. Incorporar essas rotinas burocráticas dentro de uma organização não especializada para o fim de segurança, torna-se algo muito ineficiente, tornando-se a terceirização algo natural.
Como se dá a redução dos custos com a terceirização?
É sabido que a terceirização pode reduzir os custos da empresa, e essa é uma de suas principais vantagens. Terceirizando determinados processos, a empresa pode gastar menos com o desperdício de produtos e máquinas, além de ter um menor custo com rescisões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas. O passivo trabalhista é reduzido drasticamente e existe uma previsibilidade muito maior dos custos mensais que são estabelecidos através dos contratos firmados com as contratadas.
Além do mais, uma empresa terceirizada especializada tem maiores conhecimentos sobre os processos, permitindo maior produtividade ou ganhos de escala, seja com a aplicação de procedimentos e treinamentos específicos e/ou com a utilização dos equipamentos/maquinários corretos.
Além disso, com a terceirização, a empresa contratante não é obrigada a seguir as Convenções Coletivas específicas do setor em que atua, nem equiparar benefícios específicos da área administrativa, o que pode gerar reduções significativas de custo.
Paralelamente, de forma indireta, as empresas, também podem reduzir os custos com a terceirização através da diminuição da estrutura de RH e Departamento Pessoal, por não terem que se envolver com contratações/demissões dos funcionários e nem gerenciar folhas de pagamento, benefícios e aspectos relacionados a segurança de trabalho.
Quais outros pontos garantem a redução de custos?
Otimização do tempo
Outro benefício da terceirização é a otimização do tempo que ela proporciona. Com a divisão do trabalho realizada com mais fluidez, juntamente com mais qualidade e maior especialização, há um melhor gerenciamento do tempo.
Ademais, passam a ser de responsabilidade dos terceirizados processos complexos que demandam muito tempo. Por exemplo: preocupação com as condições de trabalho de uma empresa e a contratação de funcionários.
Mais eficácia nas áreas de atuação da empresa
A convergência da atenção para os serviços da empresa é um bom ponto na hora de decidir optar ou não pela terceirização de uma atividade. Tal convergência acontece visto que, quando se contrata um serviço terceirizado, as preocupações com serviços secundários são eliminadas. Assim, torna-se possível guardar toda a energia e dedicação de tempo da empresa para voltar para as áreas de atuação do próprio negócio.
Mais qualidade do serviço
Um outro grande benefício é a especialização de funcionários terceirizados mais qualificados e experientes. Com isso, se garante uma maior qualidade e se reduz consideravelmente as chances de se contratar maus profissionais que não irão trabalhar direito ou que não terão ética com o serviço. A maior qualidade se dá pelo fato de as empresas de terceirização sempre estarem buscando se adequar às tendências dos mercados dentro dos serviços que atuam, o que também garante mais efetividade.
Maior crescimento
Juntando a melhora na qualidade de serviço, a otimização do tempo e o maior foco na atividade-fim, é bem claro que a empresa que investe em serviços terceirizados tende a crescer e se desenvolver.
No cenário competitivo do mundo moderno, terceirizar um serviço passou a ser sinônimo de mais produtividade e qualidade. Essa prática está cada vez mais comum entre as empresas, sejam grandes, médias ou pequenas, visto que todas elas buscam reduzir os custos e melhorar suas atividades com um serviço eficaz.
Dessa maneira, terceirizar garante uma maior tranquilidade para a empresa e também para o cliente, visto que ele será atendido por mão de obra especializada.
Depois de ficar sabendo de todas essas vantagens, você pensa em terceirizar aspectos de seu negócio? Você conhece pessoas que também poderiam se beneficiar deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, pois informação boa não deve ficar restrita!
VEJA TAMBÉM
Benefícios que a terceirização de serviços traz para sua empresa
É conhecida a preocupação de Empresários e gestores com uma gestão focada na produtividade. Diante de um mercado competitivo e exigente, é fundamental atuar na otimização de processos e redução de despesas.
No momento em que é equacionado a otimização de alguns setores da empresa surge como resposta a terceirização de serviços, esta é uma alternativa que faz parte das estratégias corporativas á algum tempo, muito utilizada em países desenvolvidos como EUA, Alemanha, França, Inglaterra etc. A adoção deste modelo de trabalho leva empresas a adotar um planejamento direcionado ao seu core business, buscando mais agilidade, qualidade e especialização em todos os processos. A terceirização de serviços é capaz de trazer uma série de ganhos ao seu negócio, até a bem pouco tempo este era modelo utilizado principalmente por medias e grandes empresas, atualmente isso está a mudar. Continue lendo: